segunda-feira, 21 de junho de 2010

Kogal


Existem diferentes versões para o significado do nome, uma delas diz que ko significa criança em japonês e juntou-se ao termo Gal, abstração de girl. Então jovem garota. Outra diz que ko é abreviação de koto gakko, que significa high school, ou seja, colegial para nós. Juntou-se à Gal com o mesmo sentido anterior e temos então garota colegial. Ambos fazem sentido, considerando-se que as colegiais são a grande maioria entre as kogals.
Sempre atentas ao “último grito da moda”, bronzeadas, loiras, com saias mínimas e botas plataforma, as kogals buscavam aproximar-se do visual Valley Girl, jovens mimadas de famílias ricas cuja única atividade era passar tardes no shopping. Bem como suas companheiras ocidentais, kogals gostam de celulares recém lançados, roupas de marcas como Blueberry e Dior, dançar Para Para e gastar dinheiro em Shibuya, especialmente no prédio 109. Mas a característica mais marcante é a maquiagem, com tons de dourado e marrom para acentuar o bronzeado e sombra branca nos olhos e na ponta do nariz.



As garotas adeptas desse estilo não eram bem vistas pela sociedade, por alguns motivos. Suas roupas reveladoras e atitudes liberais eram vistas como desafio as autoridades como pais e professores. O estilo de vida de uma kogal é caro, gastar o dinheiro dos pais e não trabalhar era tido como parasitismo e ia contra princípios tradicionais como o dever. Além disso, as jovens que não tinham pais tão abastados recorriam algumas vezes para a prostituição. Elas eram realmente, mais sexualmente liberadas do que qualquer garota na época e a revista especializada nesse público, EGG, trazia além de dicas sobre moda, penteados e celulares do momento, dicas de como satisfazer sexualmente os homens.



Com o passar do tempo, a visão sobre as Kogals tem mudado, mesmo que pouco. Surgem inclusive sub-estilos mais leves, como as Shiro Gals, que preferem manter a pele clara. Porém, antes de “abaixar o volume” de sua rebeldia, outros sub-estilos surgiram para aumentá-lo como as Ganguro e Yamaba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário